20.5.08

Voluntários

Li ontem no blog do Zig, a propósito de uma acção de adopção do Cantinho dos Animais de Beja, um texto que me fez tomar consciência da falta de voluntários, e na diferença que um voluntário pode fazer numa acção.
O Cantinho dos Animais de Évora precisa de voluntários para a próxima acção de recolha de alimentos, que vai decorrer em Évora, no sábado dia 31 de Maio. Mais informações
aqui. (actualização a 28 Maio: esta acção passou para dia 7 de Junho)

4 comments:

caniche vagabundo said...

Olha, se eu pudesse ia!

Zig said...

Parece que não estamos sós com este problema...

Muita sorte para os nossos vizinhos alentejanos!

Anjo De Cor said...

Gostava de participar mas sou de longe....
Bjs**
SS

Bixus said...

VD, mais uma vez, obrigado pela divulgação!

Zig, deixei um comentário acerca disto no teu blog.

Acerca da importância dos voluntários, e pegando no que disse ao Zig, no Cantinho de Évora somos, basicamente, 5 pessoas a fazer tudo! Temos alguns voluntários mais assíduos, que comparecem quando são chamados, mas em termos de concepção, organização e gestão somos só nós. Todos nós trabalhamos a tempo inteiro, com horários diferentes uns dos outros, e é nos nossos tempos livres que podemos organizar tudo.
O que a maior parte das pessoas não sabe é que o que dá muito trabalho é exactamente isso: é pensar no que se pode fazer, como fazer, tratar da logística, levar a actividade para a frente, etc. Sem falar no trabalho diário (gestão de sócios, questões administrativas, angariação de fundos, correio...) E também somos nós que asseguramos a presença nas actividades, às vezes por turnos, outras a tempo inteiro.

Sempre que organizamos uma campanha pedimos a colaboração de outras pessoas, e posso-vos dizer que muita gente nos contacta a dizer que quer ajudar, que está disponível naquele dia e que vai comparecer. Confirmamos várias vezes, avançamos com a actividade e no final sabem quem comparece? Os mesmos de sempre! Poucos... A maior parte das pessoas não entende o que implica "ser voluntário" e pensa que, por isso, pode pura e simplesmente não aparecer sem avisar! Sem ter a noção de que às vezes isso compromete toda a actividade e mexe com até com a vida pessoal dos outros, pois alguém terá que assegurar o turno dessa(s) pessoa(s)...

Infelizmente isso acontece sempre! E não é só com associações de defesa animal, pois eu sou voluntária noutras associações (uma de cariz social e outra cultural) e acontece exactamente o mesmo!