Li ontem no blog do Zig, a propósito de uma acção de adopção do Cantinho dos Animais de Beja, um texto que me fez tomar consciência da falta de voluntários, e na diferença que um voluntário pode fazer numa acção.
O Cantinho dos Animais de Évora precisa de voluntários para a próxima acção de recolha de alimentos, que vai decorrer em Évora, no sábado dia 31 de Maio. Mais informações aqui. (actualização a 28 Maio: esta acção passou para dia 7 de Junho)
20.5.08
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
4 comments:
Olha, se eu pudesse ia!
Parece que não estamos sós com este problema...
Muita sorte para os nossos vizinhos alentejanos!
Gostava de participar mas sou de longe....
Bjs**
SS
VD, mais uma vez, obrigado pela divulgação!
Zig, deixei um comentário acerca disto no teu blog.
Acerca da importância dos voluntários, e pegando no que disse ao Zig, no Cantinho de Évora somos, basicamente, 5 pessoas a fazer tudo! Temos alguns voluntários mais assíduos, que comparecem quando são chamados, mas em termos de concepção, organização e gestão somos só nós. Todos nós trabalhamos a tempo inteiro, com horários diferentes uns dos outros, e é nos nossos tempos livres que podemos organizar tudo.
O que a maior parte das pessoas não sabe é que o que dá muito trabalho é exactamente isso: é pensar no que se pode fazer, como fazer, tratar da logística, levar a actividade para a frente, etc. Sem falar no trabalho diário (gestão de sócios, questões administrativas, angariação de fundos, correio...) E também somos nós que asseguramos a presença nas actividades, às vezes por turnos, outras a tempo inteiro.
Sempre que organizamos uma campanha pedimos a colaboração de outras pessoas, e posso-vos dizer que muita gente nos contacta a dizer que quer ajudar, que está disponível naquele dia e que vai comparecer. Confirmamos várias vezes, avançamos com a actividade e no final sabem quem comparece? Os mesmos de sempre! Poucos... A maior parte das pessoas não entende o que implica "ser voluntário" e pensa que, por isso, pode pura e simplesmente não aparecer sem avisar! Sem ter a noção de que às vezes isso compromete toda a actividade e mexe com até com a vida pessoal dos outros, pois alguém terá que assegurar o turno dessa(s) pessoa(s)...
Infelizmente isso acontece sempre! E não é só com associações de defesa animal, pois eu sou voluntária noutras associações (uma de cariz social e outra cultural) e acontece exactamente o mesmo!
Post a Comment