14.9.07

Entrevista...

... com Fernando Silva (Educacão)


Van Dog: A Educacão é uma escola para cães ou para donos?
Fernando Silva
: É uma escola para donos e cães, onde nos preocupamos em ensinar primeiro os donos, e depois os cães. Ajudamos a socializar os cães, e a treiná-los nos exercícios de obediência básica.
A nossa escola baseia-se em métodos positivos, reforço de comida e brinquedos e em treino de clicker.

VD: Quais são os objectivos da escola?
FS: Integrar bem os cães na vida social, ajudar os donos nas suas saídas à rua, melhorando a relação com outros cães e com pessoas, dar-lhes as soluções adequadas ao tipo de cão – para reeducarem, no sentido de melhorarem os seus comportamentos.
De preferência tentamos que os donos cheguem à escola com os cães ainda cachorros. É entre os 2 e os 4 meses que os cães começam a formar o seu carácter, e estão disponíveis para receberem novos estímulos, nomeadamente raças ou cães que aparentem agressividade ou demasiado medo. Este período torna-se importante, sendo o único em que conseguimos corrigir estes problemas com total sucesso.


VD: Ouvi dizer que a canzoada adora as tuas aulas. É verdade?
FS: É verdade. A escola acaba por ser um sítio onde os cães têm prazer de estar – por vezes porque não podem ser soltos na rua onde vivem e encontram aqui espaço e amigos para brincar (socializando), e fazendo algum exercício.
É raro o cão que, ao chegar à rotunda da entrada da Marinha, não começa a ladrar...
O treino deve ser algo divertido quer para o cão quer para o dono. Doutra forma não faria sentido. Por isso é verdade: os cães gostam de vir às aulas.

VD: Para além de dar aulas, sei que fazes outro tipo de trabalhos. Quais são?
FS: A Educacão dispõe também de treino de animais para cinema e TV. Todos os cães alunos da escola são possíveis actores de cinema. Ou porque são de uma raça rara, ou porque são muito obedientes, ou porque nasceram com essa vocação...

VD: Com que animais mais gostas de trabalhar?
FS: Gosto de trabalhar com todos os animais, mas mais com os cães, claro.
VD: Eu sabia! E porquê?
FS: Pela facilidade que temos em ensinar-lhes coisas específicas, pedidas nesses trabalhos. Mas também trabalhamos com gatos, insectos, aves, etc.

VD: Se pudesses dar um conselho aos donos de cães, qual seria?
FS: Boa pergunta. Se querem que o vosso cão seja mais um e bom membro da família, devem estar dispostos a despender tempo com ele, dar-lhe todos os cuidados desde a alimentação e passeios ao veterinário e, claro, educá-lo. Para isso uma escola reúne as condições ideais para ensinar o cão e o dono também.

(Para ver o blog da Educacão, clique aqui.)

11 comments:

LisbonGirl said...

Que bela entrevista!

caniche vagabundo said...

Hmmmmm... eu também achei! E gostei particularmente da ideia de poder vir a ser um actor de cinema!!!

Zig said...

van dog armado em jornalista, parabéns! Parabéns também pela existência dessa escola, é uma boa ideia!

Afgane said...

Van não te sabia jornalista mas deixa que te dê os parabáns pela excelente entrevista, Aqui foram abordadas algumas questões importantes que todos os donos devem conhecer, muita gente acha que basta comprar um cão e já está, mas há muito mais para além disso e é bom que as pessoas o saibam antes de adquiri o seu companheiro para a vida. A informação sobre a escola também é importante claro.
Abraço

Rita said...

onde é essa escola? =P

Van Dog said...

Caniche, modelo fotográfico já tu és... ;)

Rita, é em Cascais (no blog da Educacão, no perfil, dá para ver a morada)

TH said...

Ótima entrevista!!
Thor

Chat Gris said...

Entrevista...sofrível!! Escola também para gatos, ora agora... não me parece nada bem!nem coisa que a minha dona possa ler! Façam lá o favor desta coisa não ser tema de conversa!

Rafeiro Perfumado said...

E fazer uma pós-graduação? Já estou a ver a disciplina "como apanhar o pau, módulo avançado"!

Van Dog said...

hehe...
Chat Gris, esta é NOSSA!! :))
Quem sabe podes sugerir a Educa...gatos? Uauff para ti!

o_cao_que_morde said...

Muito boa entrevista
Eu conheço o Fernando á mais de 15 anos ainda do tempo da ATAC, também já fiz treinos na Educação.
O Fernando deve ser uma das 5 pessoas que mais sabe de cães em Portugal, por isso o que ele diz deve ser escutado com muita atenção